Vivência em Ecogastronomia

Nossa proposta é inserir os participantes no contexto prático da mata atlântica, vivenciando a natureza do alimento da Mata ao prato! A Vivencia envolvera um convite a uma caminhada na floresta para observação e identificação, reconhecimento, coleta de plantas alimentícias não convencionais (PANC’s) e observação dos sistemas Sistemas Agroflorestais implantados. Em seguida o participante poderá manipular o alimento na cozinha a fim de utilizar os exóticos matinhos, frutos e flores encontrados e harmonizá-los com os alimentos cultivados na região pela comunidade local e transforma-los em receitas deliciosas! Entre os alimentos que serão estudados são eles, a banana (casca, polpa, coração, biomassa da banana verde), o cambuci, jussara, carambola, jaca, pupunha, mandioca, inhame, mamão verde, mangostim, jambolão, goiaba e o abacate. A vivência Ecogastronômica ainda abrange o aproveitamento integral dos alimentos, com o uso de cascas, talos e folhas normalmente não utilizados na culinária tradicional. Para integrar corpo e mente na busca de uma consciência alimentar com qualidade e sustentabilidade em todos os ângulos na Gastronomia os participantes farão uma prática de yoga e meditação em meio à natureza durante o pôr do sol. Todo este precioso aprendizado de sabores e experiências serão temperados por atividades na natureza seja ela uma remada de stand up no mar ou uma caminhada na florestas. Aceita este Convite?

- identificação de plantas alimentícias não convencionais (PANCs) na mata atlântica
- observação dos Sistemas Agroflorestais
- oficinas de culinária com produtos nativos da região
- aproveitamento integral de ingredientes
- alimentação saudável
- yoga
- remada com stand up ou caminhada

Facilitadoras:


Ana Luiza Silva Spínola: é advogada com mestrado e doutorado em Ciências Ambientais pela Faculdade de Saúde Pública da USP, Atualmente em seus trabalhos integra a sustentabilidade e a culinária. Fez cursos de Culinária na Escola Wilma Kovesi em São Paulo e na Culinary Arts Academy na Suíça, onde fez seu estágio no Bio Bistro Basel, restaurante orgânico e vegetariano. Possui formações em Biopsicologia, em Yoga, Meditação e Autoconhecimento com Marco Schulz. Atualmente trabalha com consultoria em meio ambiente e é professora de Ecogastronomia na Gastromotiva, projeto social que capacita e profissionaliza cozinheiros e cozinheiras promovendo uma verdadeira transformação por meio da Gastronomia. 

Camila Taquari é jornalista pela PUC/SP e Chef, health coach em alimentação saudável. Formada em Nutrição Ayurvédica pelo Centro de Yoga Sivananda da Áustria e em Gastronomia pela Escola de cozinha Wilma Kovesi, em São Paulo. Sempre em busca de conhecimento e qualidade na alimentação já estudou Macrobiótica com Montse Bradford na Inglaterra, Raw Food também no Reino Unido, Cozinha dietética no Diet Café em Paris, além de escolas tradicionais como de Alain Ducasse na França e receitas tradicionais thailandesas no conhecido Blue Elephant, em Bangkok. Também deu aulas de cozinha para adultos no Atelier Gourmand, e de cozinha para crianças na Casa Movimento e na Oficina Toka. 
Hoje em dia dedica sua energia e conhecimentos para a união do Yoga com o universo das comidinhas, seja em Retiros de Yoga e eventos especiais.

Valor por aluno com hospedagem de sexta à domingo no Bananal Ecolodge.
R$ 560,00 - Inclui: o curso de dois dias, duas diárias com café da manhã (em suítes para 3 pessoas) e quatro refeições. Chegada sexta feira, a partir das 17:00 e término do curso Domingo as 17:00. 

Valor por aluno morador de Ubatuba sem hospedagem: R$ 110,00 – Inclui: o curso de dois dias e dois almoços.
Inicio das aulas Sábado 9:30 à Domingo 17:00

Para moradores do Sertão do Ubatumirim e comunidades Tradicionais o curso é gratuito com colaboração espontânea ou trocas!

Para alunos sem hospedagem as aulas terão:
Início: Sábado 9:30 e
Término: Domingo 17:00

Vagas Limitadas!
Inscrições até 25 de junho
Mais informações e reservas:
pelo site www.ecobananal.com.br - reservas
ou e-mail reservas@ecobananal.com.br
ou pelo telefone 12 96002145 / 11 982100156

Organização: Bananal Ecolodge e IPESA
Parceria: KAIRÓS