CURSO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS com Jorge Ferreira

Data: 02 e 03 de Julho

Local: Bananal Ecolodge – Sertão do Ubatumirim – Ubatuba – SP

Neste curso abordaremos algumas estratégicas e práticas agroflorestais adaptadas ao bioma da Mata Atlântica, em especial ao litoral norte de São Paulo. Algumas espécies, como a bananeira, a juçara e o cambuci, já são bastante conhecidas e manejadas há muito tempo nos quintais agroflorestais de agricultores e caiçaras. A proposta do curso é ajudar a compor modelos ainda mais biodiversos e adaptados à região e que sejam pensados desde o plantio à manipulação. Princípios de planejamento em sistemas agroflorestais que serão trabalhados:

- Sucessão Natural;

- Estratificação Florestal;

- Capina Seletiva;

- Manejo de Poda;

- Técnicas de Plantio;

- Identificação das Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC)

- Aula especial de culinária com a biomassa da banana verde, coração da banana, cambuci entre outros alimentos da Mata Atlântica com a chefe de Cozinha Camila Taquari.

As aulas serão teóricas e práticas através da composição e manejo agroflorestal em um bananal convencional do Bananal Ecolodge.

Facilitador: Jorge Ferreira,  criado no Sítio São José, em Paraty-RJ, onde aprendeu, com os pais, a viver em comunhão com a floresta. Tendo como base o conhecimento empírico, aprendeu a observar, preservar e respeitar a natureza, o que despertou seu interesse para a pesquisa da biodiversidade na Mata Atlântica. Há 17 anos trabalha com sistemas agroflorestais, em diferentes ecossistemas e complexidades, buscando constantemente a harmonia entre homem, floresta e espiritualidade.

Ministra oficinas, cursos e vivências sobre educação ambiental, sistemas agroflorestais e Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs). Atuou na Comunidade Vale Encantado no Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro-RJ, fazendo levantamento florístico e mapeamento de trilhas. Também atuou como botânico para pesquisas acadêmicas e como oficineiro de agroecologia na UFRJ, UFRRJ e UFF. Na Ecovila Piracanga, em Itacaré-BA, desenvolveu o curso “Agrofloresta e função ecológica do homem no planeta”.

Há mais de dez anos pesquisa plantas comestíveis da Mata Atlântica, prestando consultorias para pesquisadores e chefs renomados como Alex Atala e Ana Bueno. Fez intercâmbio na Inglaterra, na empresa Forager Ltd., especializada em coleta e comercialização de plantas selvagens.

Atualmente, reside no Espaço Flor das Águas, em Cunha-SP, onde atua como chef na Cozinha Flor de Alfazema, desenvolvendo pratos baseados nas PANCs e com ingredientes de origem agroecológica.

Valor por aluno com hospedagem de sexta à domingo no Bananal Ecolodge: R$ 560,00 - Inclui: o curso de dois dias, duas diárias com café da manhã (em suítes para 3 pessoas) e quatro refeições. Chegada sexta feira, a partir das 17:00 e término do curso Domingo as 17:00.

Valor por aluno morador de Ubatuba sem hospedagem:  R$ 110,00 – Inclui: o curso de dois dias e dois almoços.

Para moradores do Sertão do Ubatumirim e comunidades Tradicionais o curso é gratuito com colaboração espontânea ou trocas!

Para alunos sem hospedagem as aulas terão início: Sábado 9:30 e término: Domingo 17:00

Vagas Limitadas! 

Mais informações e reservas: pelo site www.ecobananal.com.br - reservas ou e-mail reservas@ecobananal.com.br. Contato: 12 996002145